GERARFILHOS.COM.BR
GERAR FILHOS FERTILIDADE FEMININA & MASCULINA CAUSAS & DICAS
*Endometriose *Sop-Sindrome dos ovários policisticos *Miomas e Cistos *Inflamação e Infecçôes *Corrimentos *Trompas Obstruidas *Ovulação *Acidez Vaginal* Infertilidade sem causa aparente*Varicocele*Espermas sem mobilidade e baixa qualidade.*Obesidade infertilidade*Aborto espontaneo*Coito Programado*Diabetes*Estradiol.



Como identificar o muco cervical hostil e o que fazer para melhorar sua condição
Quando o muco cervical de uma mulher é hostil, o que significa que é muito grosso ou ácido para permitir que o esperma penetre no colo do útero, as chances de gravidez ficam comprometidas.
Já sabemos que o muco cervical é o muco fabricado pelo colo do útero, e no período fértil da mulher, ele se torna transparente, elástico e tem como função preservar e ajudar o espermatozoide a alcançar o óvulo a ser fecundado.
O que é muco cervical hostil?
O muco cervical se torna hostil quando sua espessura é mais grossa do que deveria para o período ou quando está ácido demais. O muco espesso impede que os espermatozoides adentrem o útero e a acidez do muco, mata os espermatozoides ao invés de protegê-los.
O que faz com que o muco cervical se torne hostil?
Existem várias causas para que o muco se encontre hostil. Uma das causas mais comuns de muco cervical hostil é uma dieta pobre, sem vitaminas e sais minerais e principalmente por falta de ingestão de líquidos. Quando uma mulher não tem água suficiente no organismo, seu muco cervical pode rapidamente tornar-se espesso e ácido. Outra razão para o muco cervical hostil é o uso de alguns medicamentos. Um dos medicamentos de fertilidade mais comuns, o indutor a base de citrato de clomifeno , pode ser responsável pela criação do muco cervical hostil e muitas vezes pela falta de muco em muitas mulheres. Outro medicamento bem comum que prejudica a espessura do muco são os anti-histamínicos.
Outro fator importante é a deficiência de estrogênio que pode causar a escassez ou mesmo a baixa qualidade do muco cervical. Infecções e inflamações também são fatores de risco.
Uma alimentação rica em carboidratos, açucares e alimentos cítricos, é também um motivo para o muco cervical hostil. Esse tipo de dieta contribui para o aumento do PH do corpo, e pode tornar o muco cervical do período fértil, ácido e letal aos espermatozoides.
Como identificar o muco cervical hostil
Nem sempre é fácil identificar problemas com o muco. Quando o problema é a espessura do muco, é mais simples perceber pois ele se apresentará pouco elástico, mais esbranquiçado e quebradiço. Esse é o tipo de muco que impede que os espermatozoides entrem no útero e consequentemente fecundem o óvulo na trompas.
Se o problema estiver na acidez do muco, é um pouco mais complicado identificar a questão. Para analisar se o muco cervical é ácido, algumas mulheres e médicos , recorrem ao Teste Pós Coito, mas nem sempre esse exame é útil, pois o problema pode aparecer num ciclo, e desaparecer no outro . Outro fator relevante para falta de sucesso do Teste pós coito é a identificação do momento exato para realização do exame. Sabe-se que muitos casais que tiveram um resultado desfavorável com o Teste pós coito, conseguiram engravidar naturalmente, sem qualquer tipo de tratamento. Alguns laboratórios já não realizam mais esse teste.
Algumas mulheres , tem recorrido ao Teste de PH Vaginal Personal. Uma caixa com 5 tiras, custa em torno de R$40,00. É um teste para testar o PH vaginal, e para finalidade de concepção é feito de 2 a 4 horas após a relação sexual. A forma de fazer é simples e prática. Bata introduzir com cuidado a fita teste dentro da vagina e acompanhar pela escala de cores o resultado. A eficácia do teste é discutível, visto que a finalidade real do produto, é analisar o PH da vagina para identificar algum tipo de infecção ou bactéria que traga risco a saúde da mulher, de modo que o PH normal do teste, pode ainda indicar dano ao espermatozoide, e indicar acidez para o período de concepção.
Como tratar o muco cervical hostil
Às vezes, simplesmente mudar sua dieta ou aumentar a ingestão de água pode ajudar a melhorar o seu muco cervical. No entanto, isso nem sempre é suficiente. Em alguns casos, como no uso de anti-histamínicos, talvez seja necessário cessar tratamento com o medicamento em questão, porém não antes de consultar seu médico. Fazer uso de suplementos naturais ou ervas, pode ajudar a afinar seu muco cervical. Óleo de Prímula, farinha de linhaça e muito chá verde, podem ajudar a obter um muco cervical saudável e ideal para o período fértil.
Se causa for infecciosa ou inflamatória, pode ser necessário o uso de antibióticos.
A ducha vaginal com bicarbonato também se mostra eficaz como tratamento paliativo.
A ducha deve ser feita 30 minutos antes da relação, com uma mistura de um litro de água filtrada e ou fervida, para 1 colher de café(as pequenas) de bicarbonato de sódio, que pode ser encontrado em qualquer supermercado de sua região.
Não deve ser feita mais que 2 ou 3 vezes por ciclo e só deve ser feita durante o período fértil. Usar bicarbonato acima do indicado pode causar queimadura e ardência, a quantidade segura não deve exceder o indicado acima. Não abuse dessa dica para não comprometer a flora vaginal e favorecer o aparecimento de infecções e proliferação de bactérias prejudiciais a saúde vaginal.
Mulheres saudáveis, que praticam exercícios e mantêm uma dieta saudável com boa ingestão de vitaminas, sais minerais e líquidos, tem mais chances de ter não só muco cervical de boa qualidade, mas também uma saúde fértil adequada.
