top of page

Estradiol – Qual a Função desse Hormônio Para Mulher?

A mulher é uma caixinha hormonal onde tudo deve funcionar perfeitamente para que uma gravidez possa  Acontecer com mais facilidade ou mesmo a menopausa não afetar com tanta agressividade a mulher.

 

Os hormônios são os mais diversos, mas um dos predominantes são os estrógenos e dentre eles está o estradiol.

 

Quando meninas, a puberdade começa justamente no aumento dos hormônios sexuais como o estrogênio em geral, progesterona e o estradiol claro, são o responsáveis pelo crescimento dos seios, alongamento das trompas, pelos pelo corpo, pelas curvas femininas e por ai vai. Quando ele chega ao seu ápice então estimula a primeira menstruação maturando o folículo (óvulo) e fazendo o endométrio engrossar dando inicio a vida fértil da mulher e como o óvulo não foi fecundado, então a menstruação acontece (veja sobre ovulação aqui). Mais adiante vou falar sobre o ciclo da progesterona pelo corpo.

 

O estradiol é produzido pelos ovários na fase pré ovulatória, ele basicamente estimula o crescimento dos folículos e também dá uma força para o endométrio ficar mais grosso e receptivo para o óvulo fecundado. Sem o estradiol, o LH não daria conta sozinho de fazer um óvulo crescer e maturar em apenas 2 dias, que seria o pico de LH, nem poderia segurar o endométrio grosso suficiente para uma gravidez sem a progesterona. A progesterona faz a manutenção do endométrio após a ovulação e passado o pico de estrogênio. Por isso os hormônios devem conversar entre sí e quem comanda essa conversa é o cérebro. Nele existe uma glândula que ordena o inicio e o final de cada ciclo hormonal e quando cada um deles deve se manifestar. A glândula pituitária é a mais importante nesse caso.

 

Sabe aquela dor de cabeça chata antes da menstruação? e aquela irritabilidade? tudo culpa do estradiol e os demais estrogênios mas sem eles não poderíamos engravidar e também as relações sexuais seriam doloridas e secas já que ele ajuda e muito na lubrificação vaginal e no muco para ovulação. Além de claro manter a pele elástica e viçosa.

Para quem pretende engravidar é importantíssimo verificar os níveis hormonais, sejam eles de estradiol (estrogênios em geral) progesterona, LH, FSH e prolactina. Claro que existem outros, mas esses são os principais para quem quer ter um bebê, já que com um endométrio mais fino, abaixo de 4,0 ficaria mais difícil uma gravidez já que o indicado seria acima de 8 ou 10mm



Já sabemos que para engravidar é necessário um nível adequado de estradiol, mas o que acontece se ele estiver muito alto ou muito abaixo do normal? Quando o estradiol está muito alto, ele pode dar picos fazendo a mulher ficar muito úmida e ter alguns problemas na pele, retenção de líquidos, inchaço e até mesmo oscilações da glicose no organismo. Ele também pode dar alterações no ciclo menstrual como coágulos de sangue na menstruação. Quando o estradiol está muito abaixo do ideal, a ovulação pode parar e a mulher entrar em uma fase de menopausa precoce porque produz mais estrona, uma forma diferente de estrogênio pois é produzido nas células de gordura do corpo.

 

Na gravidez o estradiol é substituído pela estrona que dessa vez é produzida pela placenta, e essa estronadeixa os bicos dos seios mais escurecidos, a pele mais brilhosa, os cabelos mais sedosos.Em casos de baixa hormonal ou elevação do estradiol, o tratamento é feito com estradiol sintéticos ou reguladores hormonais como cicloprimogyna ou anticoncepcionais apropriados e pode se dar por aproximadamente de 3 a 6 meses de duração. Existem tratamentos com estradiol também para quem faz tratamento de fertilidade, em casos de FIV (fertilização in vitro) ou IA (inseminação artificial), a mulher complementa o tratamento com indutores com hormônios sintéticos para ajudar no procedimento. Alguns anticoncepcionais também podem conter estradiol na fórmula, mas apenas em uma quantidade para manutenção em conjunto com outros hormonios que inibem a ovulação.

 

Se o seu caso for preciso repor estadiol, seu médico irá receitar um complemento mas existem alguns alimentos que são ricos em estrogênios e esses podem ajudar e muito na hora de repor o hormônio ou nas tentativas de engravidar a estimular os folículos. 

 

bottom of page